Resenha: A Faca Sutil

”Você acha que as coisas tem que ser possíveis? As coisas tem que ser verdadeiras !”

a faca sutil

Sinopse – A Faca Sutil – Fronteiras do Universo – Vol. 2 – Philip Pullman

Neste segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo , Will tem apenas 12 anos e tudo começa quando, depois de matar um homem, ele parte para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu pai. Num passe de mágica, atravessa o ar e penetra num mundo onde conhece uma estranha garota, Lyra, que, como ele, também tem uma missão a cumprir. Em Cittàgazze, onde os dois se encontram, as ruas são habitadas por espectros letais, devoradores de almas e outras criaturas aterradoras que disputam com todas as forças um poderoso talismã, capaz de cortar o nada e abrir brechas para outros universos – a faca sutil.

Minha reação lendo esse livro !!

Minha reação lendo esse livro !

Quando eu li o primeiro livro eu não sabia o que me esperava e fui muito bem surpreendida, mas falando sério, nada me preparou para o segundo livro. O autor simplesmente foi muito além do que eu esperava, ele tira a atenção da Lyra para nos mostrar que tem muito mais coisas acontecendo e que toda essa historia é muito maior do que qualquer um poderia imaginar.

Nesse livro ele colocou alguns pontos de vistas diferentes, o principal deles é o Will, o novo protagonista do livro. Eu gostei mesmo do Will, ficou só um pouquinho abaixo da Lyra na minha lista de personagens preferidos dos 2 livros. Ele é corajoso e forte, ele e a Lyra fazem o par perfeito, ele é o que luta e ela é a inteligência da dupla.

Esse livro teve um crescimento muito grande dos personagens, de todos, especificamente um que eu não posso falar porque seria um grande spoiler, mas que é responsável por uma das coisas mais surpreendentes e tristes do livro.

quote

”Para um ser humano, nada vem naturalmente”
”Temos que aprender tudo o que fazemos.”

Uma dica é que você preste atenção nas coisas e personagens mais insignificantes, porque o autor não deixa as coisas no ar. Por mais louca que as coisas que acontecem pareçam, elas estão todas ligadas, desde do primeiro capitulo do primeiro livro até o desfecho do segundo. Muitos cliffhangers e muito mind blowing para um segundo livro que eu achei que seria mais calmo que o primeiro .

As coisas ficaram mais sérias nesse livro, com partes mais sombrias; Espectros, ferimentos, crianças más e algumas mortes inesperadas que me deixaram muito triste mesmo. No final eu fiquei realmente confusa com os muitos acontecimentos das últimas paginas e só lendo o último livro para desfazer essa confusão.

will perry

Conclusão: Vou começar o terceiro livro com muita angústia, já que eu percebi que ter um final feliz para todos os personagens vai ser muito difícil. Mas espero que o autor de um ótimo fim para essa série que já é uma das minha preferidas.

Deixe uma resposta

