Resenha: A Luneta Âmbar

Chegando ao fim sem saber o que pensar.

A Luneta Âmbar

Sinopse – A Luneta Âmbar – Fronteiras do Universo – Vol. 3 – Philip Pullman

Will é o portador da faca sutil. Ele prometera ao pai, no leito de morte, que iria entregar a lâmina terrível ao Lorde Asriel. Está se aproximando uma guerra, a maior guerra de todos os tempos, e a lâmina é a única arma que pode render o inimigo. Um forasteiro num mundo estranho, Will começa sua jornada perigosa. Mas como pode cumprir a promessa quando Lyra, sua corajosa companheira, está desaparecida?

icant

Atenção: Esse post vai estar cheio de gifs que demonstram minhas reações lendo esse livro. Se você não gosta de gifs, eu sinto muito por você…Ou não.

O negócio é o seguinte, é muito mais difícil fazer uma resenha de uma coisa de que você gosta muito, isso é um fato. Outro fato também é que a série Fronteiras do Universo é incrível e ao mesmo tempo completamente maluca. Não se mexe com os sentimentos das pessoas desse jeito senhor Philip Pullman.

Mas agora falando sério sobre o livro. Talvez esse seja o livro da série mais lento. No segundo livro nós tínhamos alguns pontos de vistas diferentes, nesse livro temos vários, o que de vez em quando era um pouco chato, principalmente nos capítulos da Mary. Eu adoro a personagem, mas não conseguia ler todas aquelas descrições que o autor faz pelo ponto de vista dela, eu estava sempre querendo os capítulos do Will e da Lyra.

E por falar neles, o que aconteceu com eles nesse livro? Eles estavam maduros demais para a idade que eles tinham. A Lyra sendo educada ? Desde quando isso acontece. Mas levo em consideração que esse livro todo era sobre o crescimento dos dois, então era meio que justificável essa mudança.

tumblr_mngzlemxpU1s4i94zo1_500

Mas vamos falar das coisas boas para depois falar do final. Foi perfeito o autor voltar para dar um final naqueles personagens que se foram muito rápido. As despedidas são bem rápidas mais dão uma certa felicidade para nós, um sentimento de dever cumprido. Nos meus sonhos todos os livros tinham que ter uma visita para o mundo dos mortos.

Então, falando sobre religião. O livro é mais tenso que os outros e mais cheio de referências a igreja e a deus. Eu tenho um sério pressentimento que se você é muito religioso você vai odiar esses livros. Mas se você levar as coisas na boa, com a cabeça aberta, você vai só concordar ou discordar. Mas o que é injusto é tentar proibir as pessoas de ler essa serie só por que suas ideias saem um pouco do padrão pregado, lembrando que é exatamente sobre isso que o livro fala.

Porque você não intende alguma coisa não quer dizer que isso é errado...

Só por que você não intende alguma coisa, não quer dizer que isso seja errado.

E recapitulando o que eu disse na resenha da Bussola de Ouro esse não é um livro para crianças, eu tenho 17 anos e cheguei a me entediar em algumas partes. Mas para crianças esse último livro deve ser bem chato e complicado.

Tudo bem, agora vamos falar do final sem pirar completamente. O que foi isso? Tudo acontece tão rápido que de repente você está chorando ainda que sem entender nada. É bonito sim e ao mesmo tempo triste, parecido com o final de Jogos Vorazes que termina de um jeito triste, mas que com o tempo você sabe que as coisas vão ficar melhores ou menos ruins. Não posso falar muito do final porque qualquer coisa é spoiler e eles tem um espaço reservado.

A moral da história, que está na última linha (literalmente), é incrível, perfeita, e eu não podia pensar em uma coisa mais legal.

tumblr_meivhzSYd21rv4s40

Atenção essa parte em branco contém spoilers, só leia (passe o mouse em cima) se você já leu o livro.  

O que foi o Will e a Lyra juntos de verdade? Eu fiquei meio confusa. Eles ainda não são muito jovens? Da onde surgiu todo esse amor que nunca foi nem mencionado muito claramente e de repente surge do nada? Mas eu relevei tudo isso porque achei eles fofos juntos. Na minha opinião naquele momento eles se amavam tanto exatamente por serem muito jovens. Talvez eles não se esqueçam um do outro por ser o primeiro amor, mas acho que eles tem a possibilidade de amar outras pessoas. Pelo menos isso é o que minha cabeça otimista quer pensar, só para eu não ficar completamente deprimida com o final.

Mas eu posso reclamar do final da Lyra. Não fiquei muito feliz com o fato de que a Lyra tinha uma personalidade tão incrível e parece que ela perdeu metade dela no final. Tudo certo ela querer estudar e levar uma vida calma, mas a historia das mentiras e das aventuras fazia parte da personalidade dela.

tumblr_mjf7oepPjk1r57z3ro1_500

Conclusão: Não era esse final que eu imaginava, mas acho sim que a série terminou muito bem. O final deixou um grade buraco em mim, mas mesmo assim, eu não me arrependo nem um minuto de ter lido ela toda. Leiam porque essa história é muito maior do que aparenta ser.

4 comentários sobre “Resenha: A Luneta Âmbar

  1. Ótima resenha!
    ai me vejo tão confusa, acho a trilogia incrível,uma das melhores que já li, mas não gostei do final, não gostei de quase nada nele.
    Nossa eu gostava bastante dos capítulos da Mary, achava eles tão curtos hahaha

    • Nós duas temos o mesmo problema então, percebi um tempo depois de ter lido que o final podia ter sido bem melhor mesmo.
      Eu tive probleminhas com os capítulos da Mary, ao contrario de você eu achava muito demorado rsrsr … mas desconfio que era por causa da minha ansiedade infinita de saber como as coisas iam se resolver pro Will e pra Lyra.
      Obrigado por comentar xD

Deixe uma resposta

