Resenha: Quem é você, Alasca?

“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”

quem é voce, Alasca

 

Sinopse – Quem é você, Alasca? – John Green

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

linha blog 2

Eu queria esse livro a tanto tempo, eu sabia que ele podia ser um daqueles livros preferidos da minha vida, acho que na época cheguei a ler o primeiro capítulo. E então continuei querendo esse livro até hoje, quando eu finalmente terminei de ler ele.

Quem é você, Alasca? É um livro difícil, bem diferente da narrativa do A culpa e das estrelas que é mais leve e fácil. O que é estranho por que Quem é você, Alasca? Tem menos páginas e não é um drama anunciado sobre adolescentes com câncer, mas mesmo assim consegue ser mais triste e melancólico. É difícil acreditar em como o livro que você compra sendo uma história de romance adolescente, de repente, se transforma em tudo aquilo que ele já era na verdade e ninguém fez o favor de avisar a gente.

quotes

Os personagens são bem legais. O Miles não é um daqueles protagonistas irritantes, e os outros são bem legais também, mas meu personagem preferido foi o Coronel, ele elevou categoria de melhor amigo do protagonista. E o que falar de Alasca? Não espere entender Alasca. Por que ela é simplesmente um quebra cabeça sem fim e que nós nunca vamos chegar a uma conclusão.

Como eu já disse eu demorei para me acostumar com a leitura no começo, foi até meio difícil, mas algumas partes antes da segunda metade do livro a leitura foi muito rápida e eu acabei o livro em umas horas só, porque eu tinha saber como aquilo ia terminar.

tumblr_nlupodh8s51rhurt4o1_1280

 

Conclusão: Quem é você, Alasca? é um livro ótimo e muito bonito. Ao mesmo tempo que ele tem partes engraçadas ele é um livro melancólico e filosófico, ou seja, a cara do John Green. Então leia, mas prepare-se, ele não é um livro tão YA como aparenta ser.

2 comentários sobre “Resenha: Quem é você, Alasca?

Deixe uma resposta

